Lasier esclarece que é contra PEC que beneficiaria ocupantes da linha sucessória

Da Redação | 16/02/2017, 12h22

O senador Lasier Martins (PSD-RS) atribuiu a uma cortesia entre os senadores sua decisão de assinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2017, que impedia que ocupantes da linha sucessória da Presidência da República viessem a ser responsabilizados por atos estranhos ao exercício de suas funções durante o mandato.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (16), Lasier esclareceu que é praxe entre os parlamentares a assinatura de propostas das quais discordam, com a única finalidade de permitir sua tramitação na Casa, para a qual são necessárias 28 assinaturas. O senador disse que, quanto ao mérito, é contrário à medida prevista na PEC, retirada de tramitação por seu autor, o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Vários senadores, como Paulo Paim (PT-RS), Alvaro Dias (PV-PR), Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), manifestaram concordância com os esclarecimentos prestados por Lasier e destacaram a lisura do parlamentar gaúcho. Na presidência da sessão, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou que "esse é o sentimento de toda a Casa" e lembrou que PEC já foi retirada de tramitação a pedido de seu autor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)