Eleição da Mesa do Senado utilizará nova urna eletrônica

Da Redação | 31/01/2017, 17h39

A eleição da Mesa do Senado Federal, que ocorrerá nesta quarta-feira (1), terá a utilização de nova urna eletrônica, desenvolvida pela Câmara dos Deputados para eleger o presidente do Senado e os demais membros da Mesa.

De acordo com o secretário-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira, a urna contará com um sistema de segurança cruzado: cada senador terá que utilizar senha e biometria em sua identificação. Na sequência, escolherá a foto do senador candidato a presidente e aos demais cargos da Mesa.

— O sistema de segurança cruzado impede, completamente, invasões de terceiros ou o voto de um senador pelo outro — disse.

Bandeira ressaltou ainda que o sistema permitirá uma economia de tempo, já que o  resultado será exibido, imediatamente, no painel eletrônico do Plenário e, em seguidaa, publicado no portal do Senado.

— [O novo sistema] evitará aquela apuração que fazíamos antigamente no Senado de cantar voto a voto, totalizar os votos, para só então proclamar o resultado. Teremos certamente um resultado pronto em alguns segundos — destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)