Senadores lamentam acidente com Chapecoense

Da Redação | 29/11/2016, 08h33

Os senadores lamentaram a queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense (SC) para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. A aeronave, que seguia para Medellín, na Colômbia, onde a equipe iria disputar o torneio, transportava 81 pessoas.

Segundo informações do chefe da Polícia de Antioquia, José Acevedo, 76 pessoas morreram. Os goleiros Danilo e Follmann, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel Valmorbida estão entre os sobreviventes confirmados, assim como uma comissária de bordo, ainda com identidade não revelada.

Um dos primeiros a se manifestar pelas redes sociais foi o senador e ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ):

“Toda minha solidariedade aos amigos e familiares dos atletas, jornalistas, delegação técnica e tripulação que estava a bordo, assim como aos torcedores. #forçachape #chapecoense”, escreveu Romário.

A tragédia também causou comoção entre os senadores da bancada catarinense: “Iniciamos o dia com uma tragédia. Santa Catarina está de luto”, postou Dário Berger (PMDB-SC).

Veja outras manifestações de senadores:

Ronaldo Caiado (DEM-GO): “Nossas orações aos jogadores da Chapecoense e seus familiares. #ForçaChape”

Antonio Anastasia (PSDB-MG): “#ForçaChape”

Paulo Paim (PT-RS): “Consternado com a notícia da queda do avião da Chapecoense. Uma tragédia. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos #solidariedade"

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM): “Muita tristeza ao tomar conhecimento do acidente com o avião da Chapecoense. Força e solidariedade às famílias e amigos”.

Romero Jucá (PMDB-RR): “Dia triste com o acidente com os jogadores do Chapecoense e equipe técnica. Força aos familiares e torcedores”.

Aécio Neves (PSDB-MG): “A minha solidariedade e força aos amigos e às famílias das vítimas”.

José Agripino (DEM-RN): “Duro golpe ao futebol, a Santa Catarina e ao Brasil. Imensa tristeza. Minha solidariedade às famílias enlutadas”.

José Medeiros ( PSD-MT): “Somos todos Chapecoenses, meus sentimentos as famílias”.

Paulo Bauer (PMDB-SC): “Nós de SC estamos em choque com a triste notícia sobre a @ChapecoenseReal. Minha solidariedade às famílias das vítimas. #ForçaChape"

Eduardo Amorim (PSC-SE): "A terça começa com uma notícia triste. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos das vítimas da equipe do Chapecoense. #ForçaChape"

Cidinho Santos (PR-MT): "Muito triste com a notícia desse acidente. Minha solidariedade e orações às famílias das vítimas. Que Deus conforte a todos! #ForçaChape"

Fátima Bezerra (PT-RN): "Triste amanhecer no Brasil. Minha solidariedade aos familiares e amigos do time do Chapecó. Ao povo de SC. Nossas orações estão com vocês".

Marta Suplicy (PMDB-SP): "Toda solidariedade às famílias e amigos das vítimas desse acidente com o avião em que viajava a equipe da Chapecoense. Orações a todos".

Wilder Morais (PP-GO): "Meus sentimentos, minha solidariedade e orações aos familiares das vítimas que estavam no voo da Chapecoense".

Zeze Perrella (PTB-MG): "Que tristeza. Que tragédia. Meus sentimentos aos familiares e amigos". “O futebol está de luto diante dessa terrível tragédia. Meu abraço aos familiares das vítimas. #luto

Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN): "Toda nossa solidariedade aos amigos e familiares da @ChapecoenseReal Muita força e paz neste momento tão difícil #ForçaChape"

Ana Amélia (PP-RS): "Minha solidariedade a todos os familiares das vítimas, aos torcedores e à comunidade de Chapecó!".

Humberto Costa (PT-PE): "É uma tragédia sem precedentes, que vai marcar profundamente a história do nosso futebol #ForçaChape"

Lídice da Mata (PSB-BA): "Dia amanhece triste, inclusive c/ Mário Sérgio comentarista q fez história na Bahia jogando no @ECVitoria Muita tristeza #ForçaChape"

Wellington Fagundes (PR-MT): “Relutei muito a crer nessa tragédia. Aos familiares dos jogadores e dos profissionais mortos, meus sentimentos #ForcaChapecoense”

Antonio Carlos Valadares (PSB-SE): “ O acidente que vitimou na Colômbia jogadores do Chapecoense deixa o Brasil e o futebol de luto. Minha solidariedade às famílias envolvidas”.

Sérgio Petecão (PSD-AC): “Acordei com uma notícia muito triste, perdi dois amigos. Nesse trágico acidente aéreo estava o Marcio Bestene Koury, filho do meu amigo Helio Koury e da Nabiha Bestene. Helio me ajudou muito no meu primeiro mandato de deputado estadual, Marcinho só não vi nascer, o Bestene deve estar sofrendo muito, o Zé tinha um carinho grande por ele. O Micky, que era o piloto do avião, casado com a filha do senador Boliviano Roger Pinto  Molina, estivemos muitas vezes juntos. Um jovem de muitos planos na vida é um ótimo piloto. Descansem em Paz e que Deus posa iluminar seus caminhos”. (Pelo Facebook)

Alvaro Dias (PV-PR): “Nossa total solidariedade às famílias dos jogadores, comissão técnica, jornalistas e funcionários da companhia aérea. Nosso pesar e sentimentos aos torcedores e moradores de Chapecó. #ADComunicação”.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP): “Hoje, nós brasileiros temos um novo time do coração. #forçachape

Davi Alcolumbre (DEM-AP): “Nossas orações estão com vocês! #ForcaChapecoense

João Capiberibe (PSB-AP): “Com tristeza e pesar recebemos a notícia sobre a tragédia que transformou, repentinamente, um sonho em pesadelo, daqueles impossível de acordar. No auge do sucesso, surgidos do anonimato, os jovens da chapecoense encantaram seus torcedores vencendo as grandes equipes. Lamento profundamente, ao mesmo tempo presto solidariedade aos familiares aos que tiveram suas vidas ceifadas no acidente de avião que transportava a equipe da chapecoense. Que Deus os receba com ternura em seu reino".

Ciro Nogueira (PP-PI): “Que notícia triste recebida logo de manhã. Uma equipe que estava construindo uma trajetória de sucesso, representando todo o Brasil na maior competição de sua história. Nesse momento nossos corações estão com a Chapecoense e especialmente com as famílias de todos os que seguiam a bordo do avião. Que eles tenham conforto nesse momento tão difícil. #ForçaChape

Eduardo Braga (PMDB-AM): “Nesse momento profundo de dor, quero me solidarizar com os familiares, amigos, torcida e demais brasileiros que amanheceram de luto pelo trágico acidente que envolveu o time da Chapecoense. Peçamos a Deus o conforto necessário e a fé para consolar a todos”.

Pedro Chaves (PSC-MG): "Time da Chapecoense que Deus na sua imensa bondade conforte as famílias de todos aqueles que infelizmente morreram".

Ataídes Oliveira (PSDB-TO): “Um time que uniu o Brasil inteiro na alegria e na dor. Minha solidariedade às famílias das vítimas e a todos os catarinenses. #ForçaChape

Gladson Camelli (PP-AC): "#CHAPECOENSE#MÁRCIOKOURY#DiadeMuitaTristeza #MeusPêsames#DrMarcioKoury #AcreBrasil Lamentavelmente iniciamos o dia com a triste notícia sobre a queda do avião que vitimou fatalmente 75 pessoas, entre elas os membros do time de Santa Catarina, o Chapecoense, que participaria nesta quarta-feira (30) da final da Copa Sul-Amerciana, na Colômbia. Me solidarizo com todas as famílias das vítimas e destaco aqui minha dor e de meus familiares pela morte de um amigo e um acreano que honrou em vida não somente seu time, mas a sua história e de sua família. Dr. MARCIO KOURY, filho da minha amiga Nabiha Bestene e sobrinho do meu amigo José Bestene, era chefe da equipe médica do time Chapecoense. Meus sinceros pêsames, e que Deus console seus corações nesse momento de tanta dor. Um abraço fraterno em todos vocês, meus amigos!”

Waldemir Moka (PMDB-MS): “Minhas condolências aos familiares de jogadores e membros da comissão técnica da @ChapecoenseReal que morreram nessa tragédia. Doloroso.”

Dário Berger (PMDB-SC): NOTA DE PESAR "Palavras não são suficientes para expressar tamanha dor e comoção que toma toda a nossa nação e principalmente nós catarinenses, pela queda do avião que levava a delegação do time da Chapecoense para Colômbia, e pelas vidas perdidas em decorrência do acidente. A equipe iria defender o futebol brasileiro e catarinense na final da Copa Sul-Americana. Vamos guardar em nossos corações o brio dos jogadores da Chapecoense, que levaram o nome de Santa Catarina para o mundo e que perderam a vida no afã de sua profissão, bem como os dirigentes e os jornalistas e profissionais de imprensa que acompanhavam a comitiva. O momento é de muita oração e de pesar. Estamos prontos para prestar toda a ajuda que for necessária para que as famílias que perderam nessa tragédia seus entes mais queridos possam ser confortadas da melhor maneira possível. O Brasil e o mundo estão de luto. Registro minha solidariedade e o sentimento de muita tristeza e consternação. #ForçaChape"

Ângela Portela (PT-RR): "Meus sentimentos e minha solidariedade à família e amigos do @ChapecoenseReal #ForçaChape

José Medeiros (PSD-MT):#ForçaChape #BrasilEmLuto

Otto Alencar (PSD-BA): “É com muita tristeza que recebo a notícia do acidente aéreo envolvendo a delegação da #Chapecoense. Que Deus console a família de todas as vítimas e restabeleça a saúde dos sobreviventes. #ForçaChape #LutoChape

Lasier Martins (PDT-RS): "Na abertura dos trabalhos fiz manifesto de pesar sobre a notícia da tragédia que se abateu sobre a comunidade de #Chapecó. Meus sentimentos”.

José Aníbal (PSDB-SP): "Toda minha solidariedade às famílias e amigos da delegação da @ChapecoenseReal e dos jornalistas envolvidos nessa tragédia. #ForçaChapeco"

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)