Rose de Freitas alerta para importância do exame preventivo de próstata

Da Redação | 08/11/2016, 20h38

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) lembrou, em Plenário, a necessidade de conscientização sobre o câncer de próstata. A prevenção da doença é o tema da campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, o Congresso Nacional e outros monumentos de Brasília estão iluminados nesta cor para chamar a atenção para a necessidade do exame preventivo.

A senadora citou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), segundo os quais houve mais de 13 mil mortes pela doença no país em 2013.  A estimativa é de que 61 mil novos casos da doença sejam diagnosticados em 2016. A maioria dos casos diagnosticados no mundo, 75%, se dá em homens com mais de 65 anos.

- Um dos principais problemas é que o homem descobre muito tarde essa doença, muitas vezes, por conta da resistência que tem em fazer um exame que é simples - alertou a senadora.

Outro estudo citado Rose de Freitas revelou que, em São Paulo, 60% dos homens só procuram tratamento quando o câncer de próstata está em estágio avançado.  A senadora ressaltou que alguns tumores crescem de maneira muito rápida, mas outros aumentam lentamente e podem demorar 15 anos para atingir um centímetro sem que o paciente apresente nenhum sintoma. O exame ajuda na detecção precoce desse tipo de tumor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)