Painel 'Alumbramento' é instalado no Salão Branco do Congresso

Da Redação | 08/11/2016, 20h47

O painel "Alumbramento", da artista plástica Marianne Peretti, passou a ocupar, a partir desta terça-feira (8), um espaço permanente no Salão Branco do Congresso Nacional — também conhecido como Chapelaria. A cerimônia de reinauguração da obra contou com as presenças dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Na solenidade, Renan Calheiros destacou que a arte tem o dom de sintetizar as mais diversas e multifacetadas experiências humanas. Por isso, segundo ele, "as expressões artísticas são a representação do homem a partir do que ele vê, sente e vive".

— Utilizando as mais variadas linguagens, tais como escultura, pintura, escrita, dança, cinema, entre tantas outras, a arte é o meio que o homem utiliza para se posicionar e fazer sua leitura do mundo. Para nós, apreciadores, ela é mais do que um veículo de expressão, é o que nos instiga a pensar, a refletir e o que nos alumbra — afirmou o presidente da Casa.

Também estavam presentes na reinauguração a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, o diretor-geral da Câmara, Lúcio Henrique Xavier Lopes, e o secretário-geral da Mesa da Câmara, Wagner Soares Padilha.

Artista e obra

Marianne Peretti, natural de Paris, na França, e radicada em Olinda, Pernambuco, é uma renomada artista plástica com diversas obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Ela foi a única mulher a compor a equipe de Oscar Niemeyer na construção da capital federal. Um de seus trabalhos mais famosos são os vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília. No Congresso, há obras da artista no Salão Verde e no Salões Nobres do Senado e da Câmara.

Com estrutura de ferro e vidro, o painel "Alumbramento" foi doado por Marianne ao Senado em 1978 e ocupou o foyer do Auditório Petrônio Portella até 1992, quando foi desmontado. Em 2010, foi iniciada uma negociação para realizar a recuperação da obra. O trabalho, concluído este ano, teve consultoria da própria artista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)