Lei institui Biênio da Matemática Gomes de Sousa

Da Redação | 08/11/2016, 10h20

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8) a Lei 13.358/2016, que institui o Biênio da Matemática Gomes de Sousa, no período 2017-2018.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 25/2016, aprovado no Senado em 19 de outubro. De iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB), o projeto é uma homenagem à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, eventos que terão sede no Brasil. Já o nome "Gomes de Sousa" é uma homenagem ao matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), considerado o primeiro grande matemático do Brasil.

Na justificação do projeto, os autores destacam que a realização de dois grandes eventos internacionais da área da matemática no Brasil, nos próximos dois anos, representa uma oportunidade para a promoção do ensino e da cultura da matemática no País, o que seria estimulado pela instituição do Biênio da Matemática.

Os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF) e Fátima Bezerra (PT-RN) foram os relatores do projeto. Para Cristovam, a instituição do biênio vai contribuir para a difusão dos dois eventos internacionais que o Brasil terá a oportunidade de sediar. No relatório, ele diz: “são o avanço na formulação de novos problemas e conhecimentos e a promoção de uma grande transformação no ensino da matemática que possibilitarão ao Brasil obter um verdadeiro salto” na área.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)