Regina Sousa apoia manifestações dos estudantes

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/10/2016, 18h23

Ao manifestar apoio aos jovens que estão ocupando escolas em todo o país, mobilizando-se contra a MP do ensino médio e a PEC dos Gastos, a senadora Regina Sousa (PT-PI) afirmou que os estudantes sabem o que estão fazendo.

Ela explicou nesta segunda-feira (21) em Plenário que os alunos rejeitam a reforma do ensino médio por medida provisória (MPV 746/2016), sem que tenha sido debatida com os profissionais da área e os estudantes.  Os estudantes rejeitam também a proposta da “escola sem partido” e a PEC que limita os gastos públicos.

Regina Sousa disse que o governo federal tem mecanismo para controlar as despesas sem precisar mexer na Constituição para limitar os gastos públicos por 20 anos.  Basta contingenciar recursos do Orçamento quando necessário. Para a senadora, a possível aprovação da agora chamada PEC 55/2016 afetará, sim, os investimentos sociais.

— Até agora, ninguém me convenceu que não vai atingir saúde e educação, principalmente. Pode ser que vá melhorar a saúde primeiro, para depois congelar. Mas depois uma coisa congelada não cresce, não vai para lugar nenhum. Então, não vai expandir universidade, não vai expandir escolas técnicas, não vai expandir creche, que vai precisar. Essa PEC não conta que a população envelhece, que morre. É mão de obra que morre e tem que substituir mão de obra no serviço público, a não ser que já esteja tudo concatenado com a terceirização.

Piauí

Regina Sousa elogiou programas do governo do Piauí voltados para as mulheres, como a carreta da mamografia e a casa da gestante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)