Comissão debaterá desenvolvimento tecnológico em São José dos Campos

Da Redação | 06/10/2016, 14h15

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT) estará em São José dos Campos (SP), nesta sexta-feira (7), onde fará audiência pública sobre pesquisa e desenvolvimento no setor aeroespacial. O município sedia o principal polo aeroespacial do país, ancorado em tripé que inclui instituições de ensino e pesquisa e indústrias. Uma delas é a Embraer, que se situa entre as maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

A audiência, que será aberta ao público, acontecerá no Parque Tecnológico de São José dos Campos, a partir das 14h. Devem participar autoridades e dirigentes de instituições locais. Pela manhã, a comissão visita o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Embraer.

O evento faz parte de ciclo destinado a avaliar como as atividades de pesquisa e inovação podem criar condições favoráveis ao desenvolvimento regional, explica o presidente da CCT, senador Lasier Martins (PDT-RS). O primeiro debate foi realizado em Porto Alegre, em 1º de julho. Na programação, estão previstos eventos nos municípios do Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Campina Grande (PB).

Segundo Lasier, a área de ciência e tecnologia ainda conta com pouco apoio público, além de ter suas potencialidades ignoradas pela sociedade. Em sua avaliação, o conhecimento e a divulgação de modelos bem sucedidos, como o polo aeroespacial de São José dos Campos, podem servir de inspiração para outros estados e municípios.

Conjuntura

Em 2014, o setor aeroespacial foi responsável por gerar receitas de exportação da ordem de US$ 6,4 bilhões para o país, além de 24 mil empregos diretos. No entanto, o momento atual é de retração das atividades, causado pela crise interna e as variações do dólar, além da instabilidade em mercados externos importantes. Como resposta, a Embraer iniciou plano de demissões voluntárias em suas fábricas.

Lasier afirma que se trata de situação conjuntural que já motivou debate especifico na CCT. Na visita ao município, ele disse que será possível colher mais elementos para avaliação, que poderão motivar medidas a serem reivindicadas junto ao governo e a outras instâncias.

Histórico

Em 1950, foram instalados no município de São José dos Campos o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), que impulsionaram a criação, em 1969, da empresa estatal Embraer. Em 1994, em crise, a empresa foi privatizada, ganhando reforço de capital que lhe permitiu desenvolver novos produtos e ganhar mercados.

O Inpe foi criado em 1961 com o objetivo de capacitar o país nas pesquisas científicas e nas tecnologias espaciais. Suas atividades incluem pesquisas e estudos em  ciências espaciais e atmosféricas, engenharia espacial, meteorologia, observação da Terra por imagens de satélite e estudos de mudanças climáticas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)