Parlamentos do Brasil e Mongólia podem firmar parceria

Da Redação | 21/09/2016, 17h12

Está pronto para a pauta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 56/2015 que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Mongólia. O projeto estabelece um intercâmbio parlamentar entre o Congresso brasileiro e o parlamento mongol para incentivar e desenvolver relações entre os Poder Legislativo dos dois países.

O autor do projeto, senador Jorge Viana (PT-AC), ressaltou a importância da proximidade entre os países e a semelhança entre os interesses econômicos da Mongólia e o Brasil, em especial na área de mineração.

— Uma maior aproximação entre os dois países por meio da diplomacia parlamentar pode resultar em frutos econômicos, políticos e culturais. Conhecimento mais amplo de ambas as realidades pelos respectivos representantes do povo há de inspirar verdadeira ‘fertilização cruzada’ entre os dois Estados — afirmou.

A Mongólia está localizada entre a China e a Rússia. O país possui cerca de 2,9 milhões de habitantes e a base da economia está na exploração de recursos minerais. O relator do PLS, senador Lasier Martins (PDT-RS), enfatizou a relevância do projeto para aumentar a interação entre os parlamentos brasileiro e o mongol. ​

— A criação de um grupo parlamentar tem se mostrado cada vez mais relevante nas relações internacionais e contribuído para a democratização dos processos decisórios nesse campo — disse Lasier.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)