Ferraço afirma que impeachment fortalece a democracia e as insituições

Da Redação | 30/08/2016, 22h54

Para o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o processo do impeachment fortalecerá ainda mais a democracia e as instituições. Em pronunciamento nesta terça-feira (30) a favor do impedimento de Dilma Rousseff, ele defendeu o uso do impeachment como remédio constitucional para afastar, a partir de agora, todo mau governante que praticar o crime de responsabilidade.

Na avaliação de Ferraço, não se está decidindo sobre a honestidade pessoal da presidente afastada, mas sobre a ocorrência dos crimes de responsabilidade a ela imputados e a sua capacidade de continuar a governar.  No entendimento dele, “escondeu a realidade para se perpetuar no poder”.

— O verdadeiro fungo que corrói a árvore da democracia é a ganância e a obsessão pelo poder que podem levar até mesmo pessoas ditas honestas a praticar delitos e se corromper — afirmou o senador com a mesma figura de linguagem usada por Dilma quando interrogada no Senado.

Ferraço ressaltou que muitas lições precisam ser aprendidas por todos os envolvidos no processo. Para ele, o afastamento da presidente Dilma por burlar as leis orçamentárias e fiscais precisa ter um “desdobramento pedagógico” na rotina da gestão pública brasileira.

— Quando um governo se desorganiza, ele arrasta junto o dia a dia das pessoas, sua confiança e sua esperança. Por isso, um dos legados que se espera desse processo é o fortalecimento da cultura do respeito ao dinheiro público do contribuinte e à disciplina fiscal — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)