Cidinho Santos defende recadastramento de agricultores familiares
Da Redação e Da Rádio Senado | 16/08/2016, 17h09
Em discurso nesta terça-feira (16), o senador Cidinho Santos (PR-MT) pediu apoio dos estados ao Incra no recadastramento dos agricultores familiares em todo o Brasil para que eles possam ter acesso ao financiamento da próxima safra.
De acordo com o senador, por falta de pessoal capacitado, o Incra não atualizou sua base de dados, o que provocou a suspensão, pelo Tribunal de Contas da União, de milhares de declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em todo o país, por suspeita de irregularidade. Só em Mato Grosso, foram 66 mil famílias.
— Não quero aqui defender aquela pessoa que está errada. A pessoa que está indevidamente utilizando os recursos da reforma agrária ou se colocando como agricultor familiar ou como assentado e não é deve ser imediatamente retirada dessas áreas, imediatamente suspensa do programa.
Cidinho Santos também defendeu projeto de sua autoria que prevê a renegociação de dívidas de pequenos produtores, com descontos, e prorroga o prazo de pagamento dessas operações de crédito.
Ele ainda comemorou o anúncio de recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário pelo atual governo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: