Lasier Martins defende MP para restabelecer marco da ciência e tecnologia
Da Redação e Da Rádio Senado | 03/08/2016, 17h28
O senador Lasier Martins (PDT-RS) defendeu a edição de uma medida provisória para restabelecer o texto original do marco da ciência e tecnologia, especialmente no que se refere ao financiamento de pesquisas. De acordo com o senador, trechos importantes da lei foram vetados, o que prejudica, principalmente, o financiamento de pesquisas e inovações, e retira ainda mais a competitividade mundial do Brasil.
Lasier lembrou que, nos últimos anos, o Brasil caiu nove posições no ranking mundial de inovações, ocupando a 70ª posição, num total de 141 países. Segundo o senador, o Brasil investiu, entre 2010 e 2014, o valor correspondente a 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a China anunciou a aplicação de 7% de seu orçamento em pesquisa e inovação.
O senador, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, explicou que o investimento em pesquisa pode abrir novos mercados, gerar renda e emprego, aumentar a arrecadação e, portanto, elevar a riqueza do país. Ele lamentou que, no Brasil, há gente preparada que está procurando oportunidades no exterior por não ter acesso a recursos para financiar suas pesquisas.
— Com o ritmo atual, de tanto descaso com a ciência e tecnologia, e sem o marco regulatório, o Brasil levará 34 anos para acompanhar os países mais adiantados atualmente em ciência e tecnologia — advertiu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: