Agripino quer liberação de dinheiro de Fundo para ações de segurança pública
Da Redação | 02/08/2016, 19h05
Preocupado com a onda de violência que há cinco dias tomou conta de cidades do Rio Grande do Norte, o senador José Agripino Maia (DEM) anunciou que vai apresentar um projeto para liberar dinheiro depositado no Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para quando há situações de calamidade pública que coloquem em risco a segurança da população.
De acordo com o senador potiguar, a onda de violência tem provocado a desordem no estado e deixado a população em pânico. Há depredações de prédios públicos, ônibus, veículos da polícia e sedes de bancos. José Agripino disse ainda que tudo começou depois da instalação de equipamentos para bloquear telefones celulares em penitenciárias.
Na avaliação de Agripino, isso poderia ser evitado se já fosse permitida a liberação do dinheiro do fundo para, no caso do Rio Grande do Norte, ser usado no aparelhamento da polícia e na construção de mais presídios no estado.
— O problema é resolvido de forma permanente se houver ação permanente. Não adianta chegarem 15 mil homens, passarem dez dias, ou mil homens, passarem 30 dias e irem embora. O problema vai continuar, mas se você destinar recursos de um fundo que existe para que penitenciárias possam ser construídas e para que o aparelho policial possa ser melhorado, há uma providência com eficácia real — analisou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: