Senado aprova novo embaixador para Noruega e Islândia

Da Redação | 13/07/2016, 18h12

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o nome de George Monteiro Prata para a embaixada do Brasil na Noruega. O diplomata também representará a diplomacia brasileira na República da Islândia. Foram 53 votos a favor e apenas dois contrários, além de uma abstenção.

Natural de Fortaleza (CE), George Prata é jornalista pela Universidade de Brasília (UnB). Em 1980, concluiu o curso de preparação para a carreira diplomática e, em 2000, defendeu tese sobre o trabalhismo britânico no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco. Entre as funções desempenhadas por ele, destacam-se a de embaixador na República Theca, ministro-conselheiro da embaixada brasileira na Suécia e conselheiro na Grã-Bretanha.

Relações diplomáticas

Durante a sabatina realizada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Prata afirmou que o Brasil é o terceiro maior destino de investimentos de empresas norueguesas em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a União Europeia. Quanto a investimentos no Brasil, o diplomata lembrou que a nação escandinava possui o maior Fundo Soberano de todo o mundo, dos quais US$ 12 bilhões estão investidos no Brasil. Ele também considera que a gestão desse fundo é um exemplo a ser seguido pelo nosso governo.

De acordo com o Itamaraty, a relação entre Brasil e Noruega é intensa e dinâmica. Os dois países têm os mesmos valores quanto à democracia, Estado de Direito, proteção aos direitos humanos, multilateralismo e questões ambientais. Nesse tema, a Noruega anunciou contribuição de US$ 1,5 bilhão ao Fundo da Amazônia. Já com a Islândia, nos últimos cinco anos, o Brasil tornou-se o quinto maior fornecedor de café e alumina calcinada, produto fundamental na produção de vidros, refratários, cerâmicas técnicas, revestimentos cerâmicos, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)