Senado aprova criação do Fórum Parlamentar Brasil-Argentina

Da Redação | 09/06/2016, 18h03

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (9) a criação do Fórum Parlamentar Brasil-Argentina (PRS 39/2016). A proposta já havia sido aprovada mais cedo na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e segue agora para promulgação.

Em parecer apresentado em Plenário, o senador Jorge Viana (PT-AC) elogiou a matéria, de iniciativa do presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Viana disse que o fórum pode preencher uma lacuna no relacionamento entre o Brasil e a Argentina. De acordo com o relator, o fórum terá como objetivo o serviço de cooperação parlamentar, de forma a compartilhar informações e responsabilidades sobre a região. Viana acrescentou que o presidente da CRE é membro nato do fórum, mas outros senadores também poderão aderir.

— Além do Mercosul, temos de priorizar essa relação. Esse instrumento amplia as relações entre Brasil e Argentina e ajuda na aproximação e no desenvolvimento da região — disse Viana.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) avaliou que o fórum pode ajudar na ampliação do comércio entre os dois países. Armando  Monteiro (PTB-PE) classificou a iniciativa como “extremamente oportuna”, que poderá trazer muitos ganhos para as duas nações. Aloysio Nunes destacou que a proposta nasceu da sugestão da vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, quando visitou ao Brasil em fevereiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)