Regina Souza homenageia psiquiatra Nise da Silveira

Da Redação | 08/06/2016, 20h31

Regina Sousa (PT-PI) homenageou em Plenário, nesta quarta-feira (8), a psiquiatra alagona Nise da Silveira. Nise morreu aos 94 anos no Rio de Janeiro e, conforme relatou a senadora, dedicou sua vida para defender um tratamento mais humanizado dos doentes mentais.

De acordo com a senadora, a médica condenava as formas agressivas de tratamento nos hospitais psiquiátricos e era radicalmente contra o uso de choque elétrico, camisa de força e isolamento nos tratamentos. Regina de Souza afirmou que Nise revolucionou a psiquiatria ao utilizar a arte para tratar problemas graves de saúde mental. A médica também introduziu gatos e cachorros na rotina dos psicóticos encorajando os pacientes a conviverem com os animais.

— Nise agigantou a humanidade ao cuidar de brasileiros rejeitados pelo sistema e isolados do convívio. Esquizofrênicos, marginalizados e esquecidos puderam ser autores de obras que hoje estão expostas em museus brasileiros. A arte marcou o renascimento daquelas pessoas — destacou Regina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)