Senadores querem debate sobre novas eleições presidenciais

Tércio Ribas Torres | 01/06/2016, 20h51

Um grupo de senadores reafirmou nesta quarta-feira (1º) a necessidade da ampliação do debate sobre a realização de eleições presidenciais já em outubro. Os senadores João Capiberibe (PSB-AP), Acir Gurgacz (PDT-RO), Roberto Requião (PMDB-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Telmário Mota (PDT-RR) participaram da reunião informal em que trataram do assunto.

Segundo o senador João Capiberibe, o grupo busca uma estratégia para a realização de novas eleições. Ele explicou que caminho possível poderia ser seria o plebiscito, que teria convocação em curto prazo, para a votação ocorrer em outubro, de forma simultânea com a votação para prefeito. Capiberibe disse que o número de senadores que apoia a iniciativa “já pode chegar a 20 ou 25”.

- O impeachment está aprofundando a crise. O poço já não tem fundo. Nós não podemos ficar de costas para a sociedade – declarou Capiberibe.

Segundo Capiberibe, é preciso reconhecer que o povo anseia por novas eleições. Já para a senadora Lídice da Mata, a sociedade está interessada nas eleições diretas. Ela reclama, porém, que as entidades representativas ainda não se manifestaram. Acir Gurgacz entende que uma nova eleição significa um caminho para “achar uma solução para o momento”.

Na visão de Cristovam Buarque, a volta da presidente afastada Dilma Rousseff também não é solução para crise. Por essa razão, acrescentou o senador, é necessário haver novas eleições. O senador Jorge Viana (PT-AC) também compareceu ao encontro e manifestou-se "simpático à ideia de antecipação das eleições".

Apoio popular

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) prevendo novas eleições já está em tramitação no Senado. A PEC 20/2016 estabelece a realização de eleições presidenciais simultaneamente às eleições municipais de 2016. A ideia foi apresentada como uma saída para a crise política e econômica do país pelos senadores Walter Pinheiro (sem partido-BA), Randolfe Rodrigues (Rede–AP), Paulo Paim (PT-RS), João Capiberibe, Lídice da Mata e Cristovam Buarque.

Na consulta pública do portal e-Cidadania, a proposta tem pouco mais de 83% de apoio das pessoas que já se manifestaram. Até a tarde desta quarta-feira, cerca de 56 mil internautas registraram sua opinão, sendo mais de 46 mil a favor da matéria. Segundo Pinheiro, a consulta no portal funciona como uma espécie de escuta, pois pode servir para o Senado “se sintonizar com a vontade da população de mudar os rumos da administração”.

- A opinião dos cidadãos pode servir como uma pressão popular, já que muitos senadores disseram que iam esperar a opinião das pessoas para se posicionar - disse Pinheiro, por meio de sua assessoria.

O tema também já foi tratado no Senado por meio de outra proposta de emenda à Constituição, a PEC 28/2016, que prevê realização de plebiscito nacional, no primeiro turno das eleições municipais de 2016, questionando o eleitor sobre a realização imediata de novas eleições para presidente e vice presidente da República. A PEC foi proposta pelo senador Walter Pinheiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: