Wellington Fagundes pede regularização do Fundo de Compensação das Exportações

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/05/2016, 19h06

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) pediu a regularização do Fundo de Compensação das Exportações (Fex). Ele lembrou que seu estado é o maior produtor de grãos, de algodão e de carnes do Brasil. A maior parte dessa produção é destinada à exportação. Com base na legislação atual, o estado não recebe impostos pela exportação desses produtos, mas recebe a compensação pelo Fex.

O senador também defendeu a aprovação de um projeto que prevê o auxílio financeiro da União para estados e municípios, com o objetivo de estimular as exportações (PLS 168/2016). O projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), é de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e tem o senador Wellington como relator.

— Queremos e vamos trabalhar para que possamos aprovar isso o mais rápido possível e que o governo possa colocar em dia o Fex de 2016, principalmente para estados exportadores, como é o caso de Mato Grosso. Porque Mato Grosso é o maior beneficiado, com mais de 40% dos recursos do Fex.

Falecimento

O senador lamentou a morte do médico veterinário Ênio Arruda Martins, ocorrida na última terça-feira (17) em Cuiabá. Ênio Martins morreu aos 65 anos, depois de lutar contra um câncer, e deixou mulher e três filhos. Wellington disse que Ênio foi presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) entre os anos de 1995 e 2002, período em que o estado recebeu um certificado internacional de área livre da aftosa. O senador classificou Ênio Martins como homem íntegro e grande profissional e manifestou solidariedade com a família.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)