Reguffe se manifesta contra recriação da CPMF

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/05/2016, 17h32

O senador Reguffe (sem partido-DF) reiterou nesta quarta-feira (18) sua posição contra a recriação da CPMF. Para ele, o Brasil precisa reduzir sua carga tributária e não criar novos impostos. O senador criticou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para quem a Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira é "indispensável" para o aumento da arrecadação neste momento de crise.

Segundo Reguffe, o governo deveria fazer o oposto, pois a carga tributária brasileira já é a mais elevada entre os países emergentes.

— Eu não posso entender que todos esses países consigam dar conta das suas responsabilidades com uma carga tributária menor do que a brasileira. E o Brasil, com uma carga tributária desse tamanho, não consiga dar conta das suas responsabilidades.

O senador recomendou uma "profunda reforma" que aumente a eficiência do Estado. Reguffe salientou que a redução da taxa de juros diminuirá sensivelmente o gasto do dinheiro do contribuinte e contribuirá para gerar emprego e renda. Alertou, porém, para o fato de que não se pode baixar os juros por decreto, sem a concomitante redução dos gastos públicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)