Lasier Martins cobra de Temer aplicação de recursos em ciência e tecnologia

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/05/2016, 16h07

O senador Lasier Martins (PDT-RS) disse nesta quarta-feira (18) temer que o setor de ciência e tecnologia seja enfraquecido ainda mais com a decisão do governo interno de Michel Temer de transferi-lo para o Ministério das Comunicações.

Segundo o senador, o Ministério de Ciência e Tecnologia não estava recebendo o dinheiro destinado ao setor, proveniente de arrecadação de 14 fundos setoriais criados para financiar pesquisas. Prova disso é que, de 2009 a 2014, foram arrecadados mais de R$ 21 bilhões, porém apenas R$ 2,8 bilhões foram aplicados em ciência e tecnologia.

Com isso, as pesquisas no setor caíram drasticamente: em 2011, esses recursos financiaram 3.255 projetos de pesquisa, número que baixou para apenas 242 em 2014, reclamou Lasier Martins, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.

— Por essas razões, estamos fazendo um rastreamento para saber para onde estão indo os recursos recolhidos dos fundo setoriais.Também encaminhamos um convite ao ministro Kassab para uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia para saber dele quais são as prioridades, o que ele pretende fazer com esse setor que está falido.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)