Três senadores tomam posse como ministros de Michel Temer

Da Redação | 12/05/2016, 17h59

Com a montagem do governo interino do agora presidente Michel Temer, três senadores deixaram nesta quinta-feira (12) o Senado para ocupar uma pasta na Esplanada dos Ministérios. Foram empossados Romero Jucá (PMDB-RR) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Blairo Maggi (PR-MT) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e José Serra (PSDB-SP) no Ministério das Relações Exteriores.

Já a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que ocupava o Ministério da Agricultura no governo Dilma Rousseff, retornou ao Senado também nesta quinta-feira. Seu suplente, Donizeti Nogueira (PT-TO), deixa o mandato. Além das mudanças na composição do Senado, a posse de Temer muda também lideranças e formações de blocos partidários de apoio e de oposição ao governo. Os novos líderes devem ser anunciados na próxima semana.

Suplentes

Com a saída dos senadores que viraram ministros, três novos suplentes devem chegar ao Senado nos próximos dias. No lugar de Blairo Maggi, assume José Aparecido dos Santos, o Cidinho Santos (PR-MT). Aos 47 anos, Cidinho já assumiu o mandato por outras duas vezes — de agosto a dezembro de 2012 e de março a julho de 2014, em decorrência de licenças médica e para tratar de assuntos particulares do titular. Nesses períodos, atuou em defesa do setor produtivo agrícola.

Filho de retirantes nordestinos, o empresário nasceu no Paraná e mora em Mato Grosso desde a década de 1980. No estado, foi prefeito de Marilândia foi por três mandatos, o primeiro deles iniciado quando tinha 23 anos. Cidinho Santos também presidiu a Associação Mato-grossense dos Municípios.

Para a vaga deixada por Romero Jucá chegará Wirlande Santos da Luz (PMDB-RR), que também já passou pelo Senado entre março e julho de 2005, quando Jucá assumiu o Ministério da Previdência Social do governo Lula. Aos 61 anos, o médico pediatra já foi secretário de Saúde de Boa Vista. Como Cidinho e Wirlande já assumiram o mandato em outras ocasiões, não precisam repetir o ato de solene de posse.

No lugar do senador José Serra assumirá o economista José Aníbal, 68 anos, presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela. Aníbal foi deputado federal por quatro vezes e presidente nacional do PSDB. No Executivo, atuou como secretário estadual de Energia e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

Delcídio

Na próxima terça-feira (17) tomará posse Pedro Chaves, suplente do ex-senador Delcídio do Amaral, cassado no último dia 10. Economista, educador e filiado ao Partido Social Cristão (PSC), Chaves foi reitor por 15 anos. O futuro senador pretende focar o trabalho legislativo nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e economia. A posse está agendada para as 16h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: