Telmário Mota defende cotas para índios no Legislativo

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/04/2016, 17h09

O senador Telmário Mota (PDT-RR) informou nesta terça-feira (19) ter apresentado projeto que cria o Estatuto dos Povos Indígenas. Segundo o senador, uma proposta semelhante, que trata do Estatuto das Sociedades Indígenas, tramita na Câmara dos Deputados desde 1991.

Segundo Telmário, o Dia do Índio, comemorado neste 19 de abril, não é uma data de comemoração, mas de luta por direitos. Por isso, o senador também informou que pretende apresentar um projeto que trate da reserva de cotas para povos indígenas no Legislativo.

— O País, que tem uma grande população indígena, deveria observar no seu quadro político ou adotar a mesma metodologia que hoje é adotada, por exemplo, por um país como a Venezuela ou a Bolívia e outros: as cotas para o parlamento. Estamos entrando com um projeto nesta Casa para que a gente possa dar a oportunidade aos povos indígenas de ter aqui os seus legítimos representantes.

O senador afirmou que sua disposição de lutar se renova cada vez que são divulgados números sobre a violência sofrida pelas comunidades indígenas no país. Dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), apresentados por ele, mostram que 1.591 indígenas foram vitimados pela violência em 2014. Entre as formas de violência citadas estão homicídios, ameaças, lesões corporais e abuso de poder.

Para o Telmário, o relatório é só uma amostra do que sofrem os índios no Brasil.  Ele garantiu que as portas de seu gabinete continuam abertas para os militantes da causa indígena.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)