Jorge Viana cobra que o Senado encontre saída para a crise política brasileira

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2016, 17h46

O senador Jorge Viana (PT-AC) definiu a votação na Câmara neste domingo como uma “triste página da História” e cobrou a contribuição do Senado para encontrar uma saída para a crise do país. Ele criticou o processo de impeachment, sublinhando que a presidente Dilma Rousseff é considerada honesta até pelos opositores, e perguntou como o futuro julgará o rebaixamento da democracia brasileira a uma posição que considera “vexatória”.

Jorge Viana reconheceu que a presidente cometeu erros, mas não justificam um erro ainda maior. O eventual impeachment de Dilma sem crime de responsabilidade, segundo o senador, gerará insegurança, abrindo o precedente para que qualquer membro do Executivo seja afastado por mau desempenho.

Jorge Viana pediu diálogo e responsabilidade a membros de todos os partidos. Ele espera que seja possível encontrar um caminho para pacificar o país, superar as dificuldades econômicas e preservar o valor do voto dos brasileiros. O senador espera que o Senado não ratifique o impeachment, que, para ele, é um plano do vice-presidente Michel Temer com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Viana frisou que Temer é rejeitado pelos dois lados das manifestações de rua e conduziria um governo “absolutamente ilegítimo” para enfrentar os desafios do Brasil.

— Será que é o melhor caminho para entrar no Palácio do Planalto a porta dos fundos? Ou qual é o melhor caminho para entrar no Palácio do Planalto? Certamente é a rampa dos eleitos. Esse é o ponto fundamental.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)