Rádio Senado lança nova programação musical para se aproximar ainda mais do ouvinte

Da Redação | 15/04/2016, 08h18

A programação musical da Rádio Senado está diferente. Criada para levar ao público informações sobre as atividades legislativas da Casa, a emissora tem como modelo básico de funcionamento a transmissão, ao vivo, de sessões plenárias e reuniões de comissões, além de informação, música e serviços.

Com o objetivo de se aproximar ainda mais do ouvinte, a nova programação mistura clássicos da MPB, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Maria Bethânia, com bandas do rock nacional, a exemplo do Legião Urbana, Barão Vermelho e Capital Inicial, sem esquecer os novos talentos da cena musical brasileira, como Alice Caymmi, Luiza Possi e Crioulo, entre outros.

— Começamos a trabalhar com uma nova orientação da Secretaria de Comunicação Social. A diretora de Comunicação, Virgínia Malheiros Galvez, nos pediu uma programação musical mais voltada a um público que gosta de MPB, dessas músicas que você pode cantar junto, que a maioria das pessoas, pelo menos o refrão, consegue repetir. A gente faz essa mescla de estilos, de nomes e vai tocando — explica o diretor-adjunto da rádio, Vladimir Spinoza.

Cada bloco musical possui três músicas, num total de quatro ou cinco blocos a cada hora. Essa variação depende do tempo de duração das músicas e da grade da emissora, ou seja, do conteúdo veiculado entre os blocos, normalmente notas informativas ou matérias jornalísticas.

— A informação sobre tudo o que acontece no Senado nunca é deixada de lado — afirma Spinoza.

Além de transmitir ao vivo as sessões e reuniões do Senado, que é a principal função da Rádio Senado, a emissora converte as discussões e decisões em material jornalístico para garantir que a informação chegue ao cidadão. A música vem, então, para complementar a programação da rádio, que vai ao ar 24 horas por dia.

— Nós colocamos música para terminar de montar nossa grade. Como temos uma programação 24 horas por dia, 7 dias por semana, a gente não desliga o transmissor em momento algum. Usamos a música como um instrumento muito forte para estar mais próximo do nosso ouvinte — diz Spinoza. Por semana, são tocadas aproximadamente 1.400 músicas.

Programação

A Rádio Senado tem cinco programas musicais: Brasil Regional, Cena do Samba, Escala Brasileira, Improviso e SomTemporâneo. Semanalmente, um inédito de cada um deles vai ao ar. Sempre aos finais de semana, com reprises durante as noites de segunda a sexta-feira. A exceção é o Cena do Samba, veiculado aos sábados e reprisado aos domingos, sempre às 14h. Além deles, a emissora conta com o Hora de Ouro, uma faixa musical destinada a mostrar aos ouvintes o melhor dos anos 50 e 60 no Rádio.

— O horário musical da rádio, em geral, é a partir das 20h até as 7h do outro dia e nos finais de semana. Sábado e domingo toca quase o tempo todo. Tem um ou outro programa na grade que não toca música, mas sábado e domingo toca muito mais do que no dia de semana, quando priorizamos a transmissão das sessões e das comissões do Senado — destaca Spinoza.

O SomTemporâneo é um dos destaques da programação. Com duração de uma hora, foi criado para que novos artistas da MPB, ainda pouco conhecidos do grande público, mas com potencial, tenham a oportunidade de divulgar o trabalho. O programa vai ao ar às 21h dos sábados e tem reprises nas quartas, às 23h, e nas sextas, às 3h.

Uma outra atração cheia de sonoridade da Rádio Senado é o Curta Musical, um programa de curta duração, apenas cinco minutos, e sem horário fixo que leva aos ouvintes fatos, curiosidades, informações históricas e uma música sobre o tema. Em geral, são trabalhadas efemérides, como “50 anos de Zeca Baleiro” ou “25 anos da morte de Cazuza”.

A Rádio Senado é transmitida em Brasília, na frequência 91,7 MHz, e em mais nove capitais. O sinal também está disponível pela internet. Outras informações podem ser obtidas no site da emissora, em www.senado.leg.br/radio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comunicação Música Rádio Senado