Álvaro Dias quer agilidade na votação do impeachment no Senado

Da Redação | 15/04/2016, 11h49

No caso de a Câmara dos Deputados aprovar neste domingo (17) a abertura de processo de impeachment de Dilma Rousseff, o Senado deve ser ágil na análise do afastamento da presidente. Foi o que defendeu o senador Álvaro Dias (PV-PR). Para ele, a sociedade quer que essa questão seja resolvida o quanto antes.

— Não há razão para que se adotem procedimentos protelatórios. O Senado deve atuar com agilidade. O Brasil já esperou demais. Está cansado desse debate. Quer virar essa página e espera do Senado Federal responsabilidade e competência no julgamento da presidente da República —, disse Álvaro.

Álvaro Dias reafirmou nesta sexta-feira (15) ser favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, ao contrário do que alguns afirmam, o processo de afastamento tem bases jurídicas, comprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no julgamento das chamadas “pedaladas fiscais”.

Há ainda, de acordo com Álvaro Dias, razões políticas e de falta de ética e elas não são de agora. Lembrou que já no julgamento do “mensalão”, em 2012, o então procurador geral da República, Antonio Fernando de Souza, classificou o esquema como a ação de uma "sofisticada quadrilha" destinada a comprar apoio de partidos para o projeto político do PT e do ex-presidente Lula.

Neste momento político, o senador do Paraná lembrou uma frase de Ulysses Guimarães: “eu os abraço com a consagradora definição. Democracia é o convívio dos contrários”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)