Subcomissão vai debater pendências da Usina de Belo Monte

Da Redação | 13/04/2016, 17h33

A Subcomissão Temporária para acompanhar a execução das obras da Usina de Belo Monte aprovou, nesta quarta-feira (13), a realização de uma reunião de trabalho para debater possíveis soluções para as pendências da implantação da usina. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O requerimento para a reunião, que ainda não tem data marcada, foi apresentado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Ele sugeriu que sejam convidados para o encontro o chefe do Escritório Especial da Secretaria de Governo da Presidência da República em Altamira (PA), Márcio Fontes Hirata; a presidente do Ibama, Marilene Ramos; e o presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo.

O prefeito de Altamira, Domingos Juvenil, a procuradora federal Thais Santi Cardoso da Silva e a economista Maria Amélia Enríquez, representante do governo do Pará no Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), completam a lista de convidados.

A usina de Belo Monte, na região de Altamira (PA), será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da usina Três Gargantas, na China, e da usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A construção de Belo Monte é cercada de polêmica. Organizações sociais criticam o empreendimento, seus impactos ambientais e suas possíveis consequências para comunidades indígenas. Por outro lado, seus defensores apontam o potencial econômico, social e energético que a usina pode trazer para o Pará e para o Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)