Paulo Bauer: governo usou dinheiro de bancos públicos para pagar benefícios sociais

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/04/2016, 17h56

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) contestou os que negam que a presidente da República, Dilma Rousseff, tenha praticado crime de responsabilidade por causa das chamadas pedaladas fiscais.

De acordo com explicações de Paulo Bauer, que é contador, o governo usou dinheiro de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, para pagar benefícios sociais.

Só que, em ano eleitoral, o governo demorou excessivamente para ressarcir esses bancos. Por causa disso, prosseguiu o senador, os dirigentes dessas entidades deveriam ter cobrado os valores para não colocar em risco o mercado financeiro, por exemplo.

Por não terem feito isso, devem ser responsabilizados, acrescentou ele, ao lembrar que os dirigentes do Banco Central também deveriam ter sido acionados.

Para Paulo Bauer, fica evidente que foi instalado um sistema para usar indevidamente dinheiro desses bancos públicos, cujos dirigentes são escolhidos pelo próprio governo.

— O que nós estranhamos é que o balanço do Banco do Brasil diz que o banco tem para receber, a Caixa Econômica diz que tem para receber, o Fundo de Garantia diz que tem para receber, mas o Tesouro da República não diz que tem que pagar. Não fecha. E, pior, não estamos falando de valores só de dezembro. Estamos falando de agosto, setembro, outubro e novembro. Cinco meses. Portanto, durante cinco meses, ao final de cada mês, o banco que tinha a haver do governo não cobrou ou o governo não pagou. Mas pior do que isso é que o governo não reconheceu. Tudo isso se deu por causa das eleições.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)