Crise econômica atinge em cheio setor industrial, aponta José Medeiros

Da Redação | 01/04/2016, 10h33

Em discurso nesta sexta-feira (1º), o senador José Medeiros (PSD-MT) destacou os problemas enfrentados pelas indústrias brasileiras, que vão desde a baixa produtividade à falta de recursos para novos investimentos. Segundo ele, crise econômica atingiu em cheio o setor industrial, com reflexos negativos nos municípios do Mato Grosso.

— A indústria brasileira não aguenta mais quatro meses nessa situação. E não há sinais visíveis no horizonte que aponte melhoras. Temos que defender esta área, responsável por fomentar o desenvolvimento tecnológico e oferecer empregos de melhor qualidade — afirmou.

De acordo com o parlamentar, ao longo dos anos, a política industrial brasileira foi equivocada, centrada apenas na desoneração localizada e temporária, sem focar nos estímulos à produtividade, aos processos produtivos e à gestão. Além disso, sem linhas de crédito, com juros altos e com a falta de recursos para investimentos em máquinas e equipamentos, a situação ficou insustentável.

José Medeiros reclamou também da burocracia estatal, da falta de infraestrutura em inovação e tecnologia e do excesso de leis no país, principalmente no campo tributário.

Defesa

Em aparte, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ponderou que, apesar dos problemas, não se pode "demonizar" o Estado, pois o e desenvolvimento do empresariado e da indústria nacionais só foi possível com o ajuda estatal. O mesmo, segundo ela, vale para a agricultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)