Deputada cobra dos partidos melhores condições para as mulheres

Da Redação | 31/03/2016, 13h24

Ao defender a participação das mulheres na política, a coordenadora da bancada feminina da Câmara, Dâmina Pereira (PSL-MG), cobrou dos partidos a oferta de melhores condições para que elas disputem um cargo público.

A deputada lembrou que as campanhas eleitorais estão cada vez mais caras e disse que a falta de poder econômico contribui para afastar as mulheres das vitórias nas urnas.

—  As cotas partidárias mostraram-se insuficientes. As mulheres viraram laranjas, e o mecanismo não é de inclusão, pois as legendas não dão o tempo de TV ou rádio, não distribuem igualmente os recursos e ocupam as cotas para que elas virem meros cabos eleitorais — lamentou.

Dâmina Pereira observou que as mulheres já são incluídas nas universidades, no mercado de trabalho, nas lideranças comunitárias, mas ponderou que, quando se trata de eleição, não pesa apenas a capacidade intelectual, mas o poder econômico.

Ela defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faça campanhas que incentivem a igualdade de gênero na política.

— Não queremos mais nada que não seja igualdade de oportunidade, pois quando temos oportunidade, fazemos a diferença — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)