Vanessa Grazziotin elogia Zavascki e apoia reclamação contra Moro junto ao CNJ

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/03/2016, 16h30

Após reiterar que houve motivação política na divulgação de conversa telefônica entre o ex-presidente Lula e a presidente d República, Dilma Rousseff, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que, nesta quarta-feira (23), um grupo de senadores protocolou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma reclamação disciplinar contra o juiz Sérgio Moro.

— Nossa preocupação é com a politização que vem ocorrendo dentro do judiciário e que vem tomando conta do procedimento de alguns juízes — afirmou Vanessa Grazziotin.

A senadora disse que os senadores que assinaram o documento querem providências do CNJ sobre a atuação do juiz responsável pelas investigações da Operação Lava-Jato em primeira instância.

— A nossa reclamação tem esse objetivo, porque o Conselho Nacional da Justiça foi criado exatamente para isso: para verificar as ações de membros do Poder Judiciário, ou seja, da magistratura, assim como o Conselho Nacional do Ministério Público existe para analisar as ações dos membros do Ministério Público. Isso foi uma avanço não só da lei, mas do próprio exercício da democracia em nosso país, porque ninguém é infalível — continuou.

Vanessa Grazziotin também elogiou a decisão do ministro Teori Zavascki determinando que sejam remetidas ao Supremo Tribunal Federal  (STF) as investigações da Lava-Jato que envolvem o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A decisão atendeu pedido da Advocacia Geral da União (AGU).

A senadora elogiou também nota em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fala da situação atual do país e afirma que trabalho da Lava-Jato tem condições de elevar a democracia brasileira a um patamar novo se a união, a lealdade institucional e o respeito à Constituição prevalecerem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)