Donizeti Nogueira critica texto que desobriga Petrobras de participar de partilha do pré-sal

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/03/2016, 17h10

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) criticou, nesta quarta-feira (23), o projeto (PLS) 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), aprovado recentemente pelo Plenário, que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração de todos os campos de petróleo da camada do pré-sal. O texto foi enviado à Câmara dos Deputados.

Donizeti disse que abrir novos leilões sem a participação da Petrobras é entregar o potencial de riquezas a empresas estrangeiras a preços muito baixos, causando prejuízos ao país.

O senador afirmou que, nos últimos anos, a Petrobrás atingiu níveis extraordinários de extração da camada do pré-sal e avaliou que a dívida da estatal é equacionável até 2017. Para ele, os que dizem que a empresa está falida estão fazendo o jogo dos interesses internacionais em relação ao petróleo brasileiro.

— Fazer leilões sem respeitar a capacidade de fornecedores de bens e serviços seria o mesmo que sepultar empresas brasileiras que atuam no setor. Então, não justifica essa necessidade, em momento difícil do preço no mercado de petróleo, de querer abrir o pré-sal para empresas privadas, sem estar sobre o controle da Petrobrás.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)