Wellington Fagundes espera compensação a estados exportadores

Da Redação | 22/03/2016, 22h21

O senador Wellington Fagundes (PR-MT), em pronunciamento nesta terça-feira (22), comemorou a disposição do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, de buscar recursos para liberação do Fundo de Compensação das Exportações (Fex). Ao chamar atenção para a situação de crise financeira dos estados,  Wellington ressaltou a importância do Fex, lembrando que Mato Grosso não recebe tributos pela exportação de commodities, mas no ano passado o estado recebeu a maior parte do R$ 1,95 bilhão liberado para compensar os estados exportadores.

— Isso foi fundamental para que, ano passado, o governo do estado de Mato Grosso e as prefeituras pudessem fechar as contas do ano. Como municipalista convicto, sempre defendi que o governo pudesse cumprir seu compromisso com os estados produtores do Brasil — afirmou.

Wellington Fagundes também declarou esperar que o governo promova a repactuação da dívida dos estados com a União, o que considera um “fôlego” essencial para que as unidades da Federação possam cumprir seus compromissos financeiros e realizar investimentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)