Aprovada indicação de Paulo Roberto Fontoura para Embaixada do Brasil na Croácia

Da Redação | 22/03/2016, 18h25

O Plenário aprovou a indicação do diplomata Paulo Roberto Campos Tarrisse da Fontoura para representar o Brasil na República da Croácia. A indicação do Planalto segue agora para promulgação.

Paulo Roberto da Fontoura, nascido em 1957, entrou no Instituto Rio Branco em 1979, onde também realizou o Curso de Altos Estudos, no qual versou sobre a participação do Brasil nas operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nas missões permanentes e temporárias no exterior, o indicado para representar o país na Croácia atuou na representação junto aos Organismos Econômicos Especializados em Londres; na delegação junto à Associação Latino-americana de Desenvolvimento (Aladi), no Uruguai, e na Coordenação Política da Delegação do Brasil junto ao Conselho de Segurança da ONU. Foi embaixador em Beirute, capital do Líbano, entre 2009 e 2012.

Acordos de cooperação

O diplomata foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na semana passada. Aos senadores, defendeu acordos de cooperação com a Croácia em áreas como educação, saúde e previdência. O governo croata, informou, é um dos defensores do rápido início das negociações para a celebração de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)