Ana Amélia aponta discriminação de Lula a estados não governados pelo PT

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2016, 19h11

Conversa entre o ex-presidente Lula e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), foi mencionada em Plenário nesta terça-feira (22) pela senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela se disse estarrecida com o diálogo, gravado com autorização da Justiça e divulgado por decisão judicial na semana passada, no qual Lula e Guimarães se queixam da renegociação "republicana demais" das dívidas dos estados. Eles criticam o Ministério da Fazenda por não dar prioridade aos estados governados pelo PT.

Na conversa, gravada no âmbito da Operação Lava Jato, Lula e Guimarães lamentam pelo fato de o governo federal negociar as dívidas dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. E concordam que a renegociação das dívidas deve privilegiar os estados do Ceará e Bahia, que são governados pelo PT. Para Ana Amélia, a conversa demonstra que o ex-presidente trata pessoas que já o apoiaram anteriormente a “pão e água” e de forma discriminatória.

— A raiz dos problemas nasce desse tratamento. Com todo respeito a que tenho a todos os estados, mas não pode se tratar com discriminação uma matéria que é de igual sofrimento para todos os estados brasileiros.

Ana Amélia ressaltou a situação dramática vivida pelo Rio Grande do Sul, com dificuldades para pagar os salários dos servidores e dar continuidade a serviços básicos.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)