Tombini participa na terça-feira de audiência da Comissão de Assuntos Econômicos

Da Redação | 18/03/2016, 11h12

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa na terça-feira (22), pela primeira vez no ano, de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele vai dar explicações sobre a execução da política monetária brasileira e traçar as perspectivas para os próximos meses.

Essa prestação de contas deve ocorrer trimestralmente, segundo prevê o Regimento Interno do Senado Federal. Além disso, em atenção a um requerimento apresentado pelos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o presidente do Banco Central deve esclarecer porque a taxa de juros foi mantida em 14,25%, no começo de março.

Os dois senadores do PSDB argumentaram que a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) foi “estranha”, uma vez que Alexandre Tombini contrariou o chamado “silêncio do Copom” e divulgou um comunicado alertando para as  novas projeções do Fundo Monetário Internacional de queda do produto interno bruto (PIB) brasileiro.

Segundo o requerimento, essa ação abriu espaço para especulações do mercado e “deixou no ar” suspeitas de que a instituição se submetera às pressões do governo contra o aumento dos juros.

Na última vez em que esteve na CAE, em 15 de dezembro, Alexandre Tombini admitiu que a inflação só retornará ao centro da meta de 4,5% em 2017. Essa meta é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Em 2015, a inflação foi de 10,67%, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)