Otto Alencar destaca exemplo de replantio de matas ciliares junto ao Rio São Francisco

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/03/2016, 18h46

O senador Otto Alencar (PSD-BA) anunciou nesta quarta-feira (16) que já está sendo instalada em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, a primeira etapa da fábrica de florestas para revitalizar o Rio Corrente, um dos afluentes da Bacia do São Francisco.

Ele explicou que numa área de 10 hectares o solo está sendo corrigido, está sendo preparada a irrigação e daqui a dois anos haverá mudas de árvores para começar o replantio das matas ciliares do rio e a sua consequente revitalização.

Além disso, Otto Alencar disse que uma escola de educação ambiental será construída na área. Ele acrescentou que os recursos para essa fábrica são da prefeitura de São Jesus da Lapa e de uma empresa privada.

Para o senador, esse é um exemplo que deve ser seguido para revitalizar o São Francisco e seus afluentes, que sofrem com problemas de assoreamento:

— A minha preocupação muito grande é que o Rio são Francisco se recupere, se revitalize para ele suprir os estados do nordeste brasileiro com suas águas abençoadas. Pernambuco, o agreste de Pernambuco, a Paraíba, a Paraíba tem a menor capacidade aquífera para sustentar seus habitantes. O estado que mais necessita da transposição do rio São Francisco é o estado da Paraíba.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)