Humberto Costa acredita que Lula vai contribuir para a superação da crise política

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/03/2016, 16h24

O líder do governo, senador Humberto Costa (PT-PE), saudou a entrada de Luís Inácio Lula da Silva na Casa Civil, afirmando que ele aceitou o cargo para ajudar o Executivo a recuperar a base parlamentar e superar o impasse gerado pela crise política que está paralisando o país.

Em discurso nesta quarta-feira (16), Humberto Costa explicou que, no comando da Casa Civil, Lula vai assessorar a presidente Dilma do mesmo jeito que Dilma já assessorou Lula no passado. Na opinião do senador, é hora de se acabar de vez com as acusações e pensar em soluções que atendam aos interesses da população. E essas soluções não passam pelo impeachment.

— É com esse espírito que Lula vem se integrar ao governo da presidente Dilma. Ele vem imbuído de construir uma unidade nacional em torno de grandes temas, que nos tire desse impasse improdutivo e devolva o Brasil aos trilhos do avanço e do desenvolvimento. Ele vem para dialogar, inclusive com a oposição, ao lado da presidenta Dilma.

Humberto Costa também contestou a alegação de que Lula assume o cargo de ministro para ter um foro privilegiado e se blindar contra ações da Justiça. Ele disse que essa alegação traz implícita a acusação que os ministros do Supremo Tribunal Federal protegem detentores de foro privilegiado. E esse entendimento, o senador, é inaceitável até porque o STF já deu provas de sua independência, como no julgamento do mensalão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)