Solução para governabilidade vai além de mudança de regime, diz Ana Amélia

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/03/2016, 15h15

A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse nesta terça-feira (15), em Plenário, que a solução do problema da governabilidade do país vai muito além da adoção do sistema semiparlamentarista, um "mero casuísmo", na opinião dela.

Segundo ela, essa saída, que reduziria os poderes do presidente da República, ao mesmo tempo que fortaleceria os do Congresso Nacional, é contrária às exigências da população que saiu às ruas no último domingo, em todo o país.

Ana Amélia alertou que não é a melhor solução para a crise política do país dar mais força a um Congresso Nacional que tem 99 de seus 594 integrantes com processos pendentes de julgamento no Supremo Tribunal Federal.

— Agora há de se perguntar também a oportunidade de debatermos essa questão. Aí é outra dúvida, uma outra interrogação, considerando que nós estamos com uma inflação de 10%, estamos com um nível de desemprego de 11%, indo para 12%, e essas emergências, ao meu juízo, são muito mais graves do ponto de vista social do que você estar aqui, assim como se não visse essa realidade ao seu lado, a discutir mudança no sistema de governo.

A senadora Ana Amélia acredita que a solução para os problemas atuais do país está na retomada do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Roussef.

Ela lembrou que assinou a proposta de emenda à Constituição, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), para instituir o parlamentarismo no país apenas como forma de apoiar o início dos debates sobre o assunto no Congresso Nacional.

E isso, segundo a senadora, não significa que ela defenda a adoção rápida do conteúdo dessa proposta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)