Gleisi Hoffmann diz que protestos não fornecem a base jurídica para o impedimento de Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2016, 17h51

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR)disse que o governo de Dilma Rousseff agiu com grandiosidade ao garantir as manifestações de domingo. Gleisi disse que as manifestações são fruto da luta democrática, mas garantiu que os protestos não fornecem a base jurídica e constitucional que possibilitem o impedimento da presidente da República.

Gleisi observou que não houve violência nas manifestações, como muitos apostavam, e disse que os protestos, embora democráticos, não conseguiram manter a base social de manifestações anteriores, ao reunir apenas gente branca de classe média, de maior escolaridade e de maior capacidade econômica.

Gleisi disse que não viu nas manifestações nenhuma reivindicação cobrando a redução do desemprego, aumento salarial, garantia de emprego e renda, redução dos juros e aumento de investimentos em saúde e educação, embora a mídia não pare de destacar a crise econômica por que passa o país.

Gleisi disse que o "povão" prefere aguardar o desenrolar dos acontecimentos futuros, pois, embora descontente com o governo Dilma, não tem confiança alguma nas forças políticas que estão por trás das manifestações, e também não vê ali nenhum sentido ou proposta concreta que efetivamente melhore a sua vida.

Gleisi disse que os menos favorecidos contam com benefícios implantados nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma. A senadora ressaltou ainda que as vozes estimuladoras do golpe não admitem ver que a economia começa a apresentar sinais de reação, que a inflação começa a diminuir, que os juros não estão subindo mais, e que o país goza dos mecanismos de proteção social.

Gleisi disse que as manifestações canalizaram o ódio e a criminalização do PT, de Dilma e de Lula, construídos dia após dia nos telejornais e na mídia do país. A senadora ressaltou ainda que, apesar dos discursos na convenção de sábado, o PMDB até agora não entregou os cargos que mantém no governo. Ela disse ainda que a  oposição, que pretendia se fortalecer nas manifestações, acabou dando espaço para o crescimento da extrema direita no país.

- Portanto, precisamos defender a legalidade e a constitucionalidade. Qualquer, qualquer solução fora isso coloca em risco o sistema democrático brasileiro - alertou  senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)