Senado aprova indicação de novo diretor para a ANP

Da Redação | 09/03/2016, 18h49

Por 57 votos favoráveis,  6 contrários e apenas uma abstenção, os senadores aprovaram em Plenário, no início da noite desta quarta-feira (9), o nome de Aurélio Cesar Nogueira Amaral, indicado pela presidente Dilma Rousseff, para o cargo de diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O Senado comunicará à presidente da República a aprovação.

A indicação já havia sido aprovada, na parte da manhã, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Em 2009, o indicado assumiu a função de assessor na diretoria da ANP, tendo atuado em diversos aspectos do marco regulatório para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Amaral teve participação relevante nos programas de regulação da agência. Em 2010, passou a exercer o cargo de coordenador-geral do escritório em São Paulo e, em 2011, foi superintendente adjunto de fiscalização.

Desde dezembro de 2012, é o superintendente de Abastecimento, responsável por coordenar a regulação do abastecimento nacional de derivados de petróleo e biocombustíveis.

A ANP é o órgão regulador das atividades que integram a indústria do petróleo e gás natural e a dos biocombustíveis no Brasil. Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a agência é responsável pela execução da política nacional para o setor energético do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)