Ana Amélia lamenta fechamento de hospitais filantrópicos no RS

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/03/2016, 16h59

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou nesta quarta-feira (9) o fechamento de hospitais filantrópicos em diversos municípios do Rio Grande do Sul, sobretudo quando se verifica o avanço de doenças como a dengue, chicungunha e zika.

Ana Amélia explicou que os hospitais fecharam as portas porque o governo do estado não repassa os recursos encaminhados pela União, o SUS não reajusta as tabelas, e as prefeituras não pagam as internações de sua responsabilidade.

Sem receita, disse a senadora, os hospitais não têm condições de manter suas contas e pagar os impostos em dia, passando à condição de inadimplentes. Ela relatou que há 245 hospitais filantrópicos no Rio Grande do Sul, que atendem 73% dos pacientes do SUS no estado.

— A dívida dessas instituições soma hoje, no Rio Grande do Sul, aproximadamente R$ 1,4 bilhão. No meu estado, mais de 4 mil funcionários foram demitidos no ano passado. Houve redução de aproximadamente 46 mil internações e mais de 2 milhões de exames e diagnósticos deixaram de ser feitos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)