CAE quer discutir "deterioração fiscal" do país com ministro da Fazenda

Da Redação | 08/03/2016, 15h34

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (8) a realização de audiência pública para discutir "o processo de deterioração fiscal" do país e as medidas que o governo federal pretende adotar para estabilizar o crescente endividamento do setor público.

A audiência foi solicitada pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que pediu o comparecimento do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. A presidente da CAE, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), informou que está negociando com Barbosa a ida à comissão no fim de março ou no início de abril.

Também a pedido de Ferraço, a Comissão deverá realizar outra audiência pública, para debater a crise financeira dos estados e as propostas do plano de auxílio do governo federal a esses entes federados. Não foi marcada ainda a data do evento.

O senador capixaba indicou os seguintes convidados para a audiência: Dyogo de Oliveira, secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Ana Paula Vitali Janes Vescovi, secretária da Fazenda do Espírito Santo; Ana Carla Abrão Costa, secretária da Fazenda de Goiás; José Roberto Afonso, pesquisador do Ibre-FGV; Mansueto Almeida, pesquisador do IPEA; e Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal.

No dia 22, a CAE realizará audiência pública com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Na ocasião, ele deverá fazer uma prestação de contas sobre a execução da política monetária e traçar perspectivas sobre o tema. Essa audiência, que ocorre trimestralmente, é prevista no Regimento Interno do Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)