Valadares pede informações do governo sobre ações no combate a epidemias

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/03/2016, 18h16

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou nesta quarta-feira (2) requerimentos aos Ministros da Saúde, das Cidades e da Integração Nacional, questionando, entre outras coisas, sobre os recursos repassados aos estados para o combate à dengue, à febre chicungunha e ao zika vírus.

Ele também quer saber quantos agentes atuam no combate às endemias, as formas de monitoramento e avaliação. Valadares citou matéria que revela que a dengue disparou nas primeiras semanas no país, onde foram registrados 170 mil casos até 6 de fevereiro. Um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado, disse, acrescentando que os números da doença neste ano devem suplantar, e muito, os do ano passado que já atingiu a cerca de dois milhões de pessoas.

Segundo a matéria, Valadares, não há estatísticas ainda  sobre o zika vírus, cujos sintomas costumam ser mais leves do que o da dengue. A situação é grave em Sergipe, afirmou o senador, lembrando que o estado está infestado de Aedes aegypty.

— Com efeito, o Brasil vive um das mais alarmantes situações de saúde pública, como o zika, a dengue e a chicungunha, o que nos impõe estabelecer como prioridade iniciativas necessárias no combate ao mosquito transmissor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)