Humberto Costa destaca indicadores positivos da economia

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/03/2016, 18h05

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), afirmou nesta quarta-feira (2), em Plenário, que indicadores recentes demonstram um certo "desanuviamento" da crise econômica, com reflexos positivos para a população.

Costa citou que, em janeiro, o país teve superávit primário de R$ 15 bilhões, representando o melhor janeiro dos últimos três anos. Para o senador, isso demonstra que o governo vem sendo rigoroso com suas despesas.

Já em fevereiro, segundo o senador, o Brasil teve o melhor resultado da balança comercial desde 1989, com um lucro de mais de US$ 3 bilhões, graças a um aumento de 25% nas exportações em relação a janeiro.

Inflação

Para o líder do PT, outro ponto importante é que a inflação perdeu força em sete capitais no mês de  fevereiro, graças a medidas decisivas, como a redução das tarifas de energia. Ele disse que essa redução vai continuar porque em março o governo vai desligar 21 usinas termelétricas. Isso vai baratear ainda mais o custo da energia.

Humberto Costa afirmou que na oferta de emprego, o país passa por dificuldades. Ele ressaltou, no entanto, que o brasileiro tem aproveitado esse desafio para se dedicar ao empreendedorismo. Tanto que, de acordo com pesquisa do Sebrae, de cada 10 brasileiros adultos, 4 já possuem ou estão envolvidos com a criação de empresas.

— São muitos os nossos desafios na travessia dessa crise duradoura, mas a crença na força do Brasil e dos brasileiros nos leva a ter certeza de que nós não nascemos para viver de lamentação ou de paralisia diante dos problemas. E é nesse sentido que estamos convictos de que trabalharemos duramente para sair da crise e fazer o País mudar com avanços e sem retrocessos — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)