Eduardo Amorim avalia como caótica a situação da saúde pública

Da Redação | 02/03/2016, 20h36

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) avaliou nesta quarta-feira (2) que o Brasil vive uma grande crise de saúde pública. Comparou  a crise na saúde com a violência urbana e rural. Lembrou que apenas no ano passado foram registrados 53 mil casos de homicídios e 40 mil vítimas fatais de acidentes de trânsito. Mas outros milhares, observou, morrem por causa de mau atendimento nos hospitais, falta de assistência médica e epidemias.

Amorim reforçou que o caos na saúde acontece sem que haja a devida atenção da União, estados e municípios. Lembrou que o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais de saúde investigam cinco mil casos de microcefalia em todo o país. Em Sergipe, de acordo com Eduardo Amorim, são 200 casos.

- O que estamos vivendo neste país é uma situação de guerra velada. Diariamente centenas de vidas são perdidas. O avanço da dengue, da chicungunha e do zika vírus estão provocando cada dia mais mortes e transtornos — disse em Plenário.

Eduardo Amorim também alertou para a situação de penúria das Santas Casas de Misericórdia. E lembrou que há mais de 13 anos que a tabela do Sistema Único de Saúde, segundo a qual são pagos os procedimentos feitos em hospitais credenciados ao SUS, não é reajustada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)