Ângela Portela lamenta dificuldades encontradas por pacientes com câncer para tratamento

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/03/2016, 16h02

A senadora Ângela Portela (PT-RR) lamentou as dificuldades encontradas por doentes de câncer para fazer o tratamento na rede pública por falta de pessoal, equipamentos e materiais. O problema é maior na área de hematologia, que trata de doenças no sangue, em que faltam até profissionais para fazer o diagnóstico, lamentou a senadora.

Segundo Ângela Portela, o problema é igualmente sério na radiologia, em que os hospitais estão sucateados. Ela citou casos que mostram esse sucateamento, como o fato de a rede pública do Distrito Federal contar com apenas uma máquina de radioterapia porque as demais estão quebradas, problema que se repete em outros estados.

Ângela Portela afirmou que o Senado Federal não está parado diante do sofrimento desses pacientes e está fazendo a sua parte ao analisar, por exemplo, o projeto de lei que visa facilitar o avanço nas pesquisas clínicas de novos remédios, que hoje está prejudicado pelo excesso de burocracia.

— À parte os avanços representados pela pesquisa, o PLS 200/2015 abrirá uma porta para os pacientes que depositam nas terapias experimentais suas últimas esperanças. Esse é o desafio que nos colocamos diante de um quadro de carência terríveis na rede pública, com escassez de equipamentos e de profissionais. Não podemos negar o apoio a essas pessoas desesperadas — afirmou a senadora.

Ângela Portela lembrou a importância dessas pesquisas para a liberação de novos medicamentos. Citou como exemplo a fosfoetanolamina, substância desenvolvida por brasileiros para tratar o câncer e que precisa confirmar sua eficácia por meio das pesquisas clínica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)