Vanessa Grazziotin pede ao governo que facilite o acesso a repelentes aos mais carentes

Da Redação | 25/02/2016, 15h10

Em pronunciamento no Plenário durante a sessão de debates sobre medidas de combate ao Aedes aegypti, nesta quinta-feira (25), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, a adoção de políticas públicas que facilitem o acesso dos mais pobres a repelentes de insetos.

Vanessa sugeriu ao governo o estabelecimento de parcerias público-privadas (PPPs) com os laboratórios estrangeiros que fabricam os princípios ativos desses produtos.

— É uma alternativa para aumentar a produção e barateá-los, e nos mostra também infelizmente o sucateamento que passa a indústria química em nosso país — lamentou.

Vanessa elogiou o Ministério por estar disponibilizando gratuitamente os repelentes às gestantes beneficiárias do Bolsa-Família, e acredita que esse tipo de enfoque deve agora ser aprofundado.

— Fundamental é baratear o acesso, pois nem todos os carentes de nosso país estão no Bolsa-Família.

A senadora ainda elogiou os pesquisadores da Fiocruz e do Ministério da Saúde que têm se debruçado em pesquisas de combate ao Aedes aegypti, que já têm dado resultados concretos a nível nacional e internacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)