Regina Sousa pede aos futuros prefeitos atenção ao saneamento básico

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/02/2016, 19h13

Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), em Plenário, a senadora Regina Sousa (PT-PI) sugeriu aos candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito este ano em todo o país que destaquem em seus planos de governo o saneamento básico.

Ela ressaltou que a Campanha da Fraternidade da CNBB de 2016 tem como mote o direito universal à água tratada e ao serviço de esgoto. E disse que existem no Brasil diversos aterros e lixões sem controle, que prejudicam a saúde da população, principalmente os mais pobres.

Para Regina, os futuros prefeitos devem levar em conta a Campanha da Fraternidade e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para que o saneamento básico no país seja aperfeiçoado e alcance a população não atendida.

— O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle dos meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida digna. Por isso, há que se ter em mente que a justiça ambiental é parte integrante da justiça social — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)