Vanessa Grazziotin defende maior participação feminina na política

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/02/2016, 16h04

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou, em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (24), a passagem do 84º aniversário da conquista do direito ao voto feminino no país. Ela cobrou medidas para aumentar a participação feminina na política brasileira.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, foram eleitas 7.010 mulheres, entre vereadoras e prefeitas, nas eleições municipais de 2008. O número representa apenas 12,2% do total de eleitos. Em 2012, houve um pequeno avanço. Foram eleitas 8.287 mulheres, representando 13% do total, disse a senadora.

Vanessa Grazziotin defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 98/2015) que estabelece cota mínima de gênero nas vagas das câmaras de vereadores, das assembleias Legislativas e da Câmara dos Deputados, nas três eleições posteriores à sua promulgação.

Na primeira eleição após a promulgação da proposta, a cota será de 10%; na seguinte, de 12%; e na última, de 16%.

Ela reconheceu essas costas são tímidas, mas observou que é difícil atingir números mais ousados num Congresso Nacional dominado por homens.

A senadora relatou ainda conversa que teve com a a vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, que visitou o Senado na terça-feira (23). A vice argentina lhe disse que a participação feminina no país vizinho teve aumento considerável depois de uma reforma política.

- Saíram de um patamar de 10%, tal qual temos no Brasil hoje, para 37%. E dizíamos a ela: "Pois aqui no Brasil somos só 10%. E ela: "O que ocorre? Por que tão pequena representação?" Então, veja, é uma situação difícil de ser sustentada perante o cenário internacional. Entre todos os países aqui no continente americano, só ganhamos do Haiti, de Belize e São Cristóvão e Névis - afirmou Vanessa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)