Valadares defende parlamentarismo e pede saída política para a crise

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/02/2016, 18h03

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou nesta terça-feira (23) que só uma saída política com a participação de todos os partidos e a introdução de um novo sistema político pode salvar o país nesse momento de crise. O senador é um dos autores da Proposta de Emenda à Constituição que institui o parlamentarismo no Brasil.

— A política é que resolve a crise econômica. A política é que resolve o desemprego. A política é que resolve os trabalhos contra a corrupção. A democracia exige, então, de todos nós, uma ação efetiva para que saiamos desse buraco e entremos na retomada do desenvolvimento econômico e na paz política para o nosso pais.

O senador afirmou que o Executivo e o Legislativo estão enfraquecidos e que a economia tem mostrado números cada vez piores. O momento, disse Valadares, é da maior gravidade e se deve à falta de ação do governo para reverter o quadro e promover a retomada do crescimento.

O senador citou a expectativa de órgãos internacionais que apontam para uma redução entre 3,5% e 4% no produto Interno Bruto para 2016. Ele também lembrou que a expectativa do mercado, fundamental para manter o ânimo do país, continua caindo. Na visão de Valadares, quem mais perde é o povo brasileiro, que fica mais pobre e passa a viver com dificuldades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)